quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A alma doente de Ana

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, I Sm 1:10


Depois que descobrimos a doença no corpo de Ana. Agora percebemos que ela era doente na alma.

Além do corpo, no versículo 10, eu aprendo que ela era doente também na alma. Lembrando a frase “mente sana corpore sano”. Mente sã, corpo são.

Amargura, me lembra ira, ódio, ressentimentos, problemas mal resolvidos, palavras ditas fora do tempo, “picuinhas” e acima de tudo falta de perdão.

Quem amargurava a alma desta piedosa serva de Deus?. Em Samuel se revela que o nome da “raiz de amargura “ de Ana chamava-se Penina, que no hebraico significa “Coral”. O escritor aos Hebreus nos alerta “tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” Hb 12:15

Coral! Isto mesmo meu amigo(a). Nós que somos da América do Sul conhecemos bem a cobra coral. Não quero comparar a cobra coral com Penina, nada disso, é que o nome dela é sugestivo. Falando em Coral, a família dela abriga em média 30 espécies diferentes, seu corpo é lindo mas seu veneno e letal. Coral na verdade, é bonita mas é fatal.

Ana lidava com a coral diariamente,e a Bíblia revela que Penina a perseguia, e a chama de “opositora”

Você quer mais. Ter uma opositora na sua vida, te perturbando.

Mas Ana me dá uma lição de autocontrole, humildade e piedade diante de Deus e do seu marido, que amava muito a Ana, mas fazia vistas grossas aos desaforos de Penina.

Conta-se que um professor querendo ensinar seus alunos sobre a raiz de amargura, orientou que eles pegassem batatas, a furassem e a colocassem, em cada batata, o nome do seu desafeto, e em seguida colocasse em sua mochila, e a transportasse para onde fosse, durante vários dias.

Os alunos assim fizeram, (teve gente que precisou de várias bolsas).

Eles saíram com aquelas batatas nas malas e o incômodo era grande, os cadernos começaram a sujar, e eles, se concentravam demais nas batatas. De repente, as batatas começaram a apodrecer e cheirar mal, onde eles passavam as pessoas também eram incomodadas.

Então, eles perceberam quanto prejuízos estavam tendo.
Mas, você pode questionar: “Será que eles tinham uma Penina na vida deles?”. Não sei, mas pare de carregar seus problemas nas costas. Coloque-os aos pés de Jesus, e enquanto não houver perdão, reconciliação o resultado será de prejuízos e de pessoas afetadas.

Meu amigo (a) Ana tinha essa amargura de alma, ela precisava renunciar para receber a vitória. Eu paro por aqui, mas no próximo texto, eu falo de uma mulher que tinha um espírito atribulado. E isso, ela mesmo confessou.

Até o nosso próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário