quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Lei proíbe culto nos vagões do trem


O culto realizado no trem foi proibido pelo Ministério Público. A 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio proibiu a realização de cultos e manifestações religiosas no interior de trens.

A empresa responsável pelos serviços nos trens do Rio terá que fazer valer a lei e se precisar podem requisitar o apoio da Polícia Militar.

Durante anos eu viajei de trem. Quando adolescente, a trabalho, fazia a linha Mogi das Cruzes –Brás (SP) diariamente. Não me lembro o vagão, mas os cultos eram freqüentes. Não participava, não me incomodava, cantarolava os hinos e sempre pegava este vagão.

Um dia eu e um grupo de jovens, saímos de Suzano para a Patriarca (mesma linha do trem) e resolvemos entregar folhetos aos usuários. Sábado a tarde, trem vazio. De repente, meu braço foi seguro por um homem fardado, que me proibiu de continuar evangelizando. Eu franzino, não me intimidei e até questionei, onde estava errando. Grosseiramente, o vigia do trem me informou que eu estava perturbando os passageiros. Virando-se interroga um passageiro e lhe pergunta se ele estava sendo perturbado com o meu trabalho. O rapaz, jovem ainda, muito bem vestido, dirigiu-se ao vigia e disse: A mim ele não está incomodando, ele está transmitindo palavra de paz. E logo descemos do trem.

Ressalvando, que alguns exageram na pregação dentro dos vagões, com guitarra, caixa de som e microfones estridentes, chegando a desrespeitar as pessoas, a questão se esbarra em coisas mais profundas.

Hoje somos proibidos de dar o nosso grito dentro do trem. Temos que ter cuidado naquilo que falamos na questão homofóbica. Músicos evangélicos terão que ser filiados a Ordem dos Músicos do Brasil, se tocar a igreja pode ser multada. A lei do Psiu que quase nos calou, agora associação do Estado com a Santa Sé, e eu podia continuar citando muito outros direitos, ainda que quase imperceptíveis, estão sendo retirado de nós.

Levando em conta que hoje temos representantes “evangélicos” em todos os níveis da sociedade,.

Tudo bem que á a volta de Jesus, mas acho que podemos fazer alguma e nos posicionarmos contra esta e outras medidas que só afrontam nosso direito de ir e vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário