sábado, 26 de setembro de 2009

Entrevista exclusiva com Pr José Wellington Costa Jr


O vice-presidente do ministério do Belenzinho em SP, pastor José Wellington Costa Jr concedeu entrevista ao Repórter Juarez Lima e traz revelações interessantes sobre a liderança espiritual, construção da nova sede do Belenzinho e política.

Nós temos observado o trabalho que o Sr. desenvolve na AD em todo o estado de São Paulo, Deus tem-lhe abençoado ricamente. Eu quero que o Sr. nos fale um pouco, sobre o trabalho que está sob sua responsabilidade, em Guarulhos.

Nós estamos ali em Guarulhos há 18 anos. No próximo mês de janeiro de 2010 estará completando 19 anos que estamos na direção da igreja, ou do setor ali em Guarulhos.Então, o que nós podemos dizer é que alguma coisa já foi feita, mas muita coisa ainda tem há ser feita. Deus tem abençoado o setor. Deus tem dado lá, um grupo de obreiros, cooperadores que tem se adaptado bem com o nosso jeito, tem nos compreendido bem, tem nos incentivado nas nossas falhas e tem nos entendido muitas vezes na nossa ausência. Mas é um setor que Deus tem abençoado muito.

Eu observo que o Sr. está falando com modéstia sobre a igreja de Guarulhos. O que nós sabemos é que aquela igreja está crescendo bastante. Conseguiu resolver uma série de problemas administrativos que ela tinha. Hoje a igreja está com um número muito grande de congregações. Fale-nos um pouco mais desse trabalho.

Na verdade a grande necessidade que encontramos na chegada em Guarulhos, era a construção de um templo sede naquele setor. Quando nós chegamos ali, aquele setor era novo como setor, apenas 4 anos como setor, na realidade 6 anos como setor, e o anseio do povo era a construção da sede setorial que não tinha. Nós construímos lá um templo, e hoje tem um templo, a congregação ficou bonita, a sede setorial ficou uma igreja bonita, aquém da capacidade do setor, porque hoje em dia a Assembléia de Deus, você nunca consegue construir uma igreja onde venha comportar todos os seus membros. A assembléia de Deus não consegue isto, quando você está terminando a construção o povo de Deus já aumentou muito e você nunca consegue na verdade atender a capacidade do setor, mas ali atende razoavelmente e hoje nós estamos com 93 congregações. Quando assumimos o setor de Guarulhos contava com 40 congregações, mas num redimensionamento do setor, o pastor presidente criou um novo setor que foi o dos Pimentas e 12 congregações passaram a a pertencer aos Pimentas e 28 pertencia ao setor de Guarulhos. Nós ficamos ali trabalhando com as 28 congregações e hoje para a Glória do nome de Jesus estamos com 93 congregações, alias 94 congregações, pois estamos inauguramos mais uma.

O Sr. está se despontando como um líder na capital, em todo o nosso interior e também na Confradesp. Isso consolida o ministério que Deus tem-lhe dado frente à igreja do Senhor, auxiliando, logicamente, o pastor presidente no estado de São Paulo.

A nossa igreja Assembléia de Deus, vamos dizer ministério do Belém, é uma igreja muito família. Os obreiros, o nosso relacionamento com os obreiros é um relacionamento muito próximo. Nós temos desfrutado de uma boa amizade com os pastores de nosso ministério, pastores-presidentes, com os pastores auxiliares, não só da capital, mas de todo o interior. Onde a gente tem chegado, temos sido muito bem recebido, e os irmãos demonstram sempre aquele carinho, aquela afinidade, aquela aproximação conosco, por isso que eu digo que é como uma família.

Qualquer cidade do interior que nós temos chegado, para a Glória de Jesus, a receptividade é muito familiar. É muito gostoso; um leva a gente pra jantar em casa, ou para comer uma pizza.

Então nós temos encontrado, assim, um ambiente muito aberto em nossa igreja, em nossa Confradesp. Isso tem feito com que a gente sinta prazer, entusiasmo,e motivação na medida do possível, participando dos trabalhos no interior com os irmãos e isso talvez tem dado assim uma conotação de uma presença mais marcante nas igrejas do interior.

Pastor, nós estamos chegando a 2010 e o IBGE está dizendo que os evangélicos no Brasil serão 36 milhões, e em 2020 cinqüenta por cento da população brasileira deverá ser evangélica. Nesta questão de 36 milhões, a AD, hoje no IBGE, contava com 8,5 milhões de fiéis, isso no ano de 2000. Em 2010 ela chegará a 11,7 milhões. Isso são apenas números que a gente não sabe mensurar. Como o Sr. vê o crescimento da igreja, principalmente o da AD?.
Olha eu vejo com uma preocupação no que se refere a responsabilidade desse crescimento. Nós precisamos estar preparados para este crescimento. Nós temos de entender que a sociedade muda, a sociedade mudou, alguns conceitos da sociedade mudaram, ta certo! É lógico que a igreja não tem que se envolver com modernismo, no que se refere a idéias, ela tem que estar preparada para administrar essa nova sociedade que está aí.

Hoje nós temos situações na igreja que nós temos que administrar e às vezes a gente administra de uma maneira muito tímida, lá na frente a AD vai ter que tomar uma posição, uma postura em relação a esta nova sociedade que está surgindo no Brasil, então se nós estamos aqui na perspectiva de crescimento dos evangélicos a AD não pode ficar atrás, ela sempre foi o carro chefe de crescimento, em termos de crescimento de igreja.

A AD sempre comandou o crescimento dos evangélicos. Nós não podemos permitir ou perder este ponto de vista com relação à AD. Ela precisa continuar crescendo, comandando o crescimento dos evangélicos. Então nós entendemos que nós e nossos obreiros, temos que ter um preparo especial para administrar esta igreja que vai receber muitos membros ainda.

Com este crescimento virá também o crescimento político. A Confradesp, saiu na frente e já escolheu um candidato a deputado federal, dois candidatos a deputado estadual e possivelmente a indicação de um suplente de senador. É o momento certo para a igreja estar abraçando esta questão e ainda, tem a questão do PRC – Partido Republicano Cristão que será o braço político da AD?

Na verdade, para a igreja como uma sociedade também, é interessante que tenhamos nossos representantes. Se for ver na sociedade, cada área tem o seus representantes, os empresários , os operários, os artistas, enfim, cada segmento da sociedade tem a sua representatividade na área política e a AD, o povo evangélico, e particularmente, a nossa igreja, convém também ter seu representante, que represente bem a igreja, que continue com as características da igreja, que não mude os seus conceitos, os seus objetivos e, já que ele é o representante da igreja, que ele seja comprometido com a igreja.

Amanhã ou depois, se aquele representante da igreja, na sua representatividade, não atendeu aquilo que se esperava, a igreja terá a liberdade pra trocar este representante. Eu quero dizer com isso que qualquer um que seja escolhido como representante político da igreja seja na câmara municipal, na câmara federal, na assembléia legislativa, no senado, qualquer que seja a autarquia que ele esteja ali representando, ele tem que ser a voz da nossa igreja, onde ele estiver.

Falando em crescimento, a igreja em SP está construindo um templo que vai comportar milhares de irmãos. O Sr. está trabalhando ativamente nesta construção. Explique nos como esta a obra?

A construção de nosso templo é na verdade um grande desafio para nossa igreja O nosso presidente, pastor José Wellington Bezerra da Costa, além de ser um homem de fé, um homem de oração e um homem que quando fala, ele fala com conhecimento daquilo que está falando, é um homem muito corajoso. Ele mesmo cria os seus desafios, e vai pra cima e termina cumprindo com aquilo que ele planejou.

Nós estamos construindo um templo para 10 mil pessoas. O terreno é central, aqui no Belenzinho mesmo, com 7 mil metros de área. Eu tenho ouvido falar que este templo tem sido referência até para a imprensa em SP, uma vez que os repórteres de trânsito seja de carro ou de helicópteros usam a nossa construção como parâmetro para localização e informação dos seus ouvintes de suas emissoras. Então, nosso templo está sendo erguido. Nós vamos ter um prédio de 12 andares pra cima com mais três para baixo. São na verdade, 15 andares, faltando apenas uma laje ou duas para terminar a construção deste prédio. A nave do templo está só aguardando a cobertura. A obra está avançada. É difícil construir. Uma construção pequena já é difícil, quanto mais a construção de um prédio. A construção do templo do Belém tem sido comparada com a construção de um shopping. Teremos vagas lá para mais de 750 veículos, fora as vagas externas. Já foram comprados 5 elevadores, escada rolante com 8 lances. É realmente uma mega-construção. O que eu quero dizer é que vamos ter ali acomodação para 10 mil pessoas e a igreja nesta construção está atendendo as exigências totais no que se refere a projeto para atender o povo a comunidade em geral. Então nós louvamos a Deus a oportunidade que está nos concedendo. A localização é excelente, temos linha de ônibus que passa por ali , linha de trem, metrô. É um corredor de maior movimentação aqui da capital em SP e o templo vai ser de muita visibilidade. Deus abençoou até que algumas áreas em frente à igreja foram desapropriadas pela prefeitura e não podem construir prédios. Com isso, na avenida a visibilidade será total. Isso é coisa que Deus fez, é uma expectativa muito boa , e com certeza a AD será muito bem vista através de nosso templo.

De onde vêm estes recursos e qual a previsão de inauguração?

Os recursos estão vindos da nossa própria igreja em SP. O nosso pastor presidente estabeleceu uma programação de custeio, um plano de ação em cima da construção. Então, os próprios setores, os membros da igreja, os contribuintes da igreja, são os mantenedores desta construção. São os responsáveis pelos recursos, é evidente, e não podemos esquecer que algumas igrejas do interior trazem alguma oferta. Eles não anunciam, não fazem propaganda, mas eventualmente, eles entram no gabinete do presidente e trazem a sua oferta de contribuição para a construção e a oferta claro é sempre muito bem vinda.

A intenção de nosso presidente é que inauguremos esta igreja por ocasião dos 100 anos da AD no Brasil. O pensamento do nosso pastor é que em outubro de 2011 nós estejamos dentro deste templo

Nenhum comentário:

Postar um comentário