sábado, 19 de setembro de 2009

Nada a Reclamar

Salmos 103: 3-6
Muita coisa acontece com nossas vidas, mas nem sempre o momento vivido é à vontade de Deus.
O salmista experiente deixou o seu conselho “bendiga o seu santo nome.., e não te esqueças de nenhum de seus benefícios...” e Paulo acrescentou “em tudo daí graças”.

Todos os indivíduos passam por tribulações. A vida não é só de festa, fosse assim o mestre não teria dito “no mundo tereis aflições” (Jo 16:33) cada um sabe onde o calo aperta. Todos têm os seus “estreitos”, “espinhos na carne”, “lutas”, “batalha espiritual”, enfim não importa que nome se dará ao problema o certo é que ele existe e para vencê-lo somente crendo em um Deus que satisfaça todas as suas ansiedades. Para poder unir a voz do salmista á de Paulo “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fil 4:13). Só um Deus com muitos atributos pode nos dar esta confiança. O judeu sabe disso muito bem.

O salmista narrou isso quando ele apresenta um Deus-perdoador, o Jeová Mikadiskim (Ex 31:13) — O Senhor que santifica, ele dá remissão, preserva e santifica “é ele quem perdoa os seus pecados” e este Deus-perdoador também é o Jeová Rafá ou Jeová Ropeca (Ex 15:26) “é ele quem sara todas as tuas enfermidades’ além de perdoar, curar, nos mostra ainda, o seu poder, o Senhor El Shaddai – “Deus Todo Poderoso” – (SI 91:1;Gn 7:1) como uma mãe cuida do seu filhinho ele trava os caminhos da morte e ela não pode apresentar os seus aguilhões contra a nossa vida, ele nos protege e está sempre presente — Jeová Shamá — “O Senhor está presente” (Ez 48:35) mostrando sua presença pessoal e ainda mostrando sua benignidade e misericórdia “quem te coroa de benignidade e de misericórdia”, o Deus poderoso é o que “te supre de todo o bem” O Jeová Raa — (SI 23:1 ;SI 95:7) “O senhor é o meu pastor” - guarda, guia, nutre. Ele é o pastor que nada nos deixa faltar, que quando estamos cansados nos coloca em verdes pastos para descansarmos e nos leva sempre á águas tranqüilas, o Jeová Jireh – “O Senhor que provê” (Gn 22: 13-14) “de sorte que a sua mocidade se renova como a águia “ Mais uma vez Yaveh - o “Eu sou” (Gen 2:4) — O Deus do pacto — promete renovar as nossas forças . Ao usar a metáfora da águia ele nos ensina que ela quando sente sua folhagem envelhecer sobe no ponto mais alto do monte e arranca toda as suas penas nem que isso tenha que machucá-la, hiberna e espera aparecer uma folhagem nova para só ai voltar a nos encantar com seu lindo vôo. Não se pode reclamar do Deus que nos dá a paz — Jeovah Shalom — “O Senhor é a nossa paz” (Jz 6:24) — nos momentos de guerra ele se apresenta e como Jeová Tsideniquenu (Jr 23:6 — “O Senhor é a nossa Justiça” e além disso como JeováSabaote – “O Senhor dos Exércitos“- (1 Sm 1:3, Is 6:1-3) - ele entra na guerra como nosso general e nos garante a vitória fincando sua Bandeira nos territórios inimigos — Jeová Nissi – “O Senhor é a nossa bandeira” (Ex 17:15).

Com um Deus tão poderoso prometendo estar conosco por que não chegamos a conclusão do salmista “Bendize, oh! Minha alma... Tudo que há em mim... Bendiga o teu santo nome... Não te esqueças... De nenhum dos teus benefícios.., a ordem é agradecer, o murmurador morre, mas o adorador vence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário