sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Transformados pelo fogo

Eu fui convidado pelos formandos da Turma de 2003 de pedagogia da Unorp - São José do Rio Preto - SP, para dar uma palavra e fazer uma oração e eu levei para eles naquela época a mensagem de Jesus em Mateus 11:28 "Vinde a mim todos os cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". O que isto tem a ver com pedagogia? Me lembro que Deus me abençoou muito, os alunos foram edificados e para mostrar a transformação que aqueles alunos iriam fazer na sociedade usei o exemplo do milho de pipoca. Enfatizando que eles encontariam milho e piruá.

Milho é milho enquanto não passar por transformações. Milhos somos nós, essa sociedade de coração duro, somos os melhores, nosso "eu" fala mais alto, nem sempre sabemos lidar com as mudanças, somos duros, quebramos os dentes, na maioria das vezes impróprios para sermos ingeridos.

Essa transformação se dá pelo fogo. Tem que passar pelo fogo, por uma panela escura, disputando espaço com um monte de milhos duros. De repente, um balanço inesperado. E o milho está lá, sem saber qual será seu destino, ele nem sabe o poder que tem e que após aquela "queimada" ele será útil, para alimentar e alegrar a vida de crianças, jovens e adultos. Mas ele na sua visão ilimitada só vê as circunstâncias e não enxerga as perspectivas que a vida lhe oferece. Quem sabe ele , o milho, fique no seu desespero pensando que vai morrer, a vida passou e ele não serviu para nada, não conseguiu sair de sua casca grossa e produzir nada de bom.

Você já viu que tem pessoas assim, acham que não valem nada, tudo que põe a mão quebra,não agrega valores, sua vida é sem sal, não produz nada de bom e não soma nada?

Na nossa vida é a mesma coisa, olhe pra você mesmo e responda: As grandes transformações na sua vida, foi ou não foi pelo fogo? O fogo são as situações inesperadas da vida que nos faz repensar, refletir e tomarmos decisões importantes.

O fogo pode ser interno e externo. Interno: Perder a namorada (a) era a mulher (homem) da sua vida , perder um filho, doença inesperada, desemprego, pobreza súbita e outras dificuldades aparentes.

O fogo externo: Pânico, medo, ansiedade, depressão, strees (doença do presente século) sofrimentos sem causa.

Não se desespere há um remédio. Primeiro se abranda o fogo e depois o apaga de vêz. Sem fogo aceso o sofrimento é diminuído. E com isso a possibilidade de uma transformação. Não é assim que aconteçe com o milho de pipoca?

Uma boa notícia pra você, é no fogo que ela estoura e de um simples grão de milho duro, quebra-dentes ela se transforma numa flor de pipoca, que aliada ao sal se torna uma delícia e vai alimentar muita gente.

Mas, nem todos que passam pelo fogo estouram. Piruá se recusa estourar. Ele se fecha na sua casca grossa, nem azeite (Espírito Santo) o amacia, ele se fecha e sofre da síndorme da Gabriela:"eu nasci assim, eu cresci assim, eu vou morrer assim, sempre Gabriela".

Misericórdia irmão (a) você pode abrir teu coração aí, no meio dessa luta, dificuldade, problema, doença que você está enfrentando e tirar proveito disso e no meio dela, quando o fogo estiver te queimando mesmo, e que você for saculejado se derreta e se quebre, só então acontecerá a transformação na sua vida.

Um abraço e conte com a s minhas orações.

Um comentário: