segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Justificados na Cruz e santificados para servir a Deus

Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Rm 12:1-2

Ao lermos esta expresão do apóstolo Paulo temos em mente alguns dos seus ensinamentos preciosos para o nosso viver cristão.

Ao apresentar este clamor Paulo está explicando a vida da fé na prática e espera inculcar a seus leitores o dever da vida cristã.

A justiça de Deus aceita pelo crente é uma experiência interior que deve ter expressão exterior.


É o evangelho da transformação quando você se santifica sua vida exterior se modifica, isto é visível.

Rogo-vos pois irmãos, pela compaixão de Deus ou pela misericórdia de Deus. Isto parece até apelativo. Paulo está tentando atingir o grau máximo de nossa sensiblidade. Quando ele usa a conclusiva "pois" ele está marcando a transição das doutrinas da justificação, da santificação e eleição, que ele defende ao longo de sua literatura para o Cristianismo aplicado.

A base para este apelo são as "misericóridias de Deus" misericórdia = miséria e cardia - Miséria, miserável e cardia = coração. Significa Deus descendo ao seu estado de miséria demonstra todo o seu amor por você, miserável pecador.

E agora evoca este sentido, para que nós observemos as misericórdias de Deus e nos coloquemos a sua disposição para adorá-lo. Na verdade aqui, ele fala de entrega total, não parcial. O Senhor nos justificou na cruz, na cruz nos santificará e pela sua bondade já somos eleitos para uma vida de glória na sua presença.

O que devemos apresentar a Deus?. Nosso corpo. Literalmente nosso corpo, como sacrifício vivo. O morto não oferece nada. Por isso quando for oferecer sacrifício a Deus seja vivo, louvor vivo, pregação viva, oferta viva, e você vivíssimo prestando atenção no que Deus tem pra você. E não se esqueça você deve ser apresentado a Deus. Não se omita. Tem muita gente que fica observando o sacrifício, não participa dele. É o caso do crente que só vai na igreja para receber a benção de Deus. Ele não quer nada com o Deus da benção, mas "exige" a benção de Deus.

Paulo, no exorta ainda a que este sacrifício seja santo. Tem muita coisa que é evangélica mas não é bíblica. Exageros na adoração, com aparência de mundano. Mistura do santo com o profano. Cuidado! Deus não está nisto.

Agradável. Trabalhei com um locutor de rádio, e em seu programa sertanejo, ele dizia aos seus ouvintes. "O fulano você não tá agradando não". Será que o que eu estou apresentando a Deus o agrada?. O dízimo é 10% por cento, eu como generoso que sou dou apenas uma boa oferta e tudo bem. Ao invés de depositar aos pés do apóstolo, eu compro aquele instrumento que a igreja está precisando e tudo bem. Mando minha oferta missionária para o programa de TV que todo mundo está vendo, mas deixo de atender ao paelo do meu líder que está lá no vale do Jequitinhonha, levando a palavra de Deus para os nossos irmãos. Lá ninguem vai citar o seu nome.

Pare um pouco e pense! Qual o teu grau de compromisso com Deus e com a sua palavra? Você acha um tédio participar do trabalho do círculo de oração da sua igreja, porque é um grupo de senhoras aposentadas que ficam lá horas e horas de joelhos e você nem sabe o que tanto elas dizem pra Deus? Mas quando está doente, passando por lutas corre e pede oração, ou quem sabe você já formatou a sua semana para estar apenas no culto de domingo, este sim você não pode faltar, porque você tem compromisso com o maestro da banda e do coral, os jovens cantarão, e depois sempre tem uma rodada de pizza e de boa conversa.

Então Paulo coloca você na lista daqueles que precisam renovar a sua mente. Paulo fala aqui de uma renovação contínua. Hoje tá difícil, os cristãos da atualidade, só falam nas derrotas dos seus times, comentam tudo que acontece no mundo, se colocam como pessoas comuns, claro que somos, mas nós temos um diferencial. Cristo disse que nós não pertencemos a este mundo. Se você está igualzinho os do "mundo". Um alerta !. Você precisa urgente da renovação pela palavra de Deus. Só aí, você não se conformará com este mundo. Conformar = "tomar forma de". Aqui eu encerro. Você quer ter a forma de Cristo, veja seus exemplos, ou manter a forma do mundo?

As pessoas com quem você se relaciona querem ver algo diferente em você.

Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário