quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Choro fortalece realcionamentos, segundo estudo

Sintoma de dor física e stress para os médicos, o choro também tem seu lado positivo, defende o psicólogo evolucionista Oren Hasson, da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Evidências coletadas em sua tese de doutorado mostram que o ato de chorar traz benefícios emocionais e pode fortalecer as relações interpessoais. O pesquisador investigou o uso das lágrimas em diversas circunstâncias sociais e emocionais, o que envolveu alegria, tristeza, luto etc.

E observou que, de forma geral, elas foram usadas para despertar piedade entre os opositores, bem como empatia (para obter assistência estratégica, na maioria das vezes) em pessoas que não faziam parte do grupo opositor.

O choro é um comportamento exclusivamente humano e altamente evoluído, afirma o autor do artigo publicado na revista Evolutionary Psychology. “Minhas análises sugerem que as lágrimas servem para baixar as defesas, demonstrar submissão e pedir ajuda em momentos estratégicos, bem como para demonstrar afeto, o que favorece a coesão do grupo”, explica Hasson


NB: Nós cristãos que temos a sensibilidade do Espírito Santo, sabemos destas propriedades do choro. Reconhecemos sim que ele serve como aproximador das pessoas, e que nós por termos a alegria do Senhor em nossa vida, choramos´de alegria, pela bondade e misericórdia do Senhor.

O choro é tão importante para nós, que sempre que somo tocados pelo Senhor, nossa alma chora num misto de alegria e dor, expressamos através das lágrimas nosso amor ao Senhor e ao próximo.

O salmista diz:
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
(Sl30:5)

"de maneira que não podia o povo distinguir as vozes do júbilo das vozes do CHORO do povo; porque o povo bradava em tão altas vozes que o som se ouvia de mui longe.
Esdras 3:13


Pr Juarez Lima

Esta notícia esta postada originalmente:http://portalgospeltv.com.br/3G/index.php?option=com_content&view=article&id=1946:choro-fortalece-relacionamentos-segundo-estudo&catid=39:bem-estar&Itemid=56


Fonte: mente e cérebro


Nenhum comentário:

Postar um comentário