quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

90º assembleia da Convenção Batista Brasileira começa sexta-feira em Cuiabá

Da Assessoria

Cuiabá sediará pela primeira vez uma assembleia da Convenção Batista Brasileira (CBB), que começa nesta sexta-feira (22) e vai até o dia 26 deste mês no Centro de Eventos do Pantanal. Mais de quatro mil membros de todo o Brasil devem participar deste que é o maior encontro da Igreja Batista, uma das mais representativas denominações evangélicas do país.

Durante a assembleia, será feita uma avaliação das atividades realizadas no ano passado e serão estabelecidos novos projetos e metas para 2010. As questões sociais terão destaque nas discussões. A CBB desenvolve uma série de ações para promover inclusão social. Um exemplo é um trabalho feito na região de São Paulo conhecida como “Crackolândia” que encaminha jovens viciados para casas de recuperação.

Outro tipo de atuação social dos batistas brasileiros é no auxílio a vítimas de desastres naturais, como as enchentes que atingiram vários estados brasileiros nos anos de 2008 e 2009 e os desabamentos na região de Angra dos Reis (RJ) no início de 2010. “A intenção é que esta participação dos batistas brasileiros na sociedade se intensifique cada vez mais”, observou o pastor Sócrates Oliveira de Souza, diretor executivo da CBB.

Segundo o coordenador regional da assembleia, Sírio Pinheiro, o evento é estratégico para as igrejas batistas de Mato Grosso também. “Isso vai resultar num fortalecimento da nossa denominação. Vamos reunir aqui todos os irmãos de Mato Grosso. Eles vão ver o que Deus tem feito no estado e serão impactados”, explicou Sírio.

A Igreja Batista tem hoje cerca de 1,5 milhão de membros e aproximadamente 7.600 templos no Brasil. Em Mato Grosso, são 192 igrejas e 12.300 membros, de acordo com dados da Convenção Batista Centro América.

História

O grupo conhecido como batista surge no ano 1609 em Amsterdã (Holanda). Entre os princípios defendidos por ele está a conversão pessoal de cada crente a Jesus Cristo, o exercício de sua responsabilidade individual, a Bíblia como a única regra de fé e prática, a liberdade religiosa e de consciência e a separação entre a igreja e o Estado.

O início do trabalho batista no Brasil aconteceu no dia 10 de setembro de 1871, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista em terras brasileiras.

Já a Convenção Batista Brasileira (CBB) surgiu em 22 de junho de 1907 para servir às igrejas batistas brasileiras como uma estrutura de integração e espaço de identidade, comunhão e cooperação. Atualmente, a CBB é presidida pelo pastor Josué Mello Salgado, da Igreja Memorial Batista de Brasília.


Post Original: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=90%C2%BA_assembleia_da_Convencao_Batista_Brasileira_comeca_sexta-feira_em_Cuiaba&edt=25&id=77652

Nenhum comentário:

Postar um comentário