sábado, 23 de janeiro de 2010

O glorioso evangelho e a fragilidade de seus anunciadores

"Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós" II Cor 4:7

Quando o apóstolo Paulo usa essa expressão ela está nos dando uma lição maravilhosa. Lição esta, que muitos "teólogos da atualidade", graduados ou até mesmos os que se intitulam, não gostam de considerar.

Paulo, o grande apóstolo está explicando que nós temos um tesouro, isso significa, que somos ricos, temos muito, não nos falta nada, garantia de viver com sobra. Se você me permite eu quero nominar esse tesouro como nossas aptidões naturais aliadas ao nosso conhecimento.

Sabe aquilo que você é prático e por fim estuda, se esforça e consegue superar seu colegas de turma, amigos de classe, bancada, enfim, alguns consideram você: 'bom no que faz".

No reino de Deus temos excelentes oradores, homens que usam uma tribuna com uma facilidade e que ficamos nos perguntando: Como ele consegue? A explicação é simples: Dom de Deus e esforço próprio no sentido de fazer o melhor para DEus.horas de leitura a fio, consagração, jejum e oração.

Paulo continua nos ensinando que este tesouro está em vaso de barro. Barro não tem querer. Barro não tem vida própria.

Um barro para ser vaso precisa ser pisado, amassado e amaciado. Após a escolha do barro que não pode ser qualquer tipo, tem que ser especial, passa pelo processo do pisamento, para que saia todo o ar e as pedras misturadas ao barro

Em seguida, vem o processo de decantação que é aquele tempo em que ele fica num canto para a massa poder dar a sua liga natural.
Aí, então ele vai para a mão do oleiro que faz desse barro o que ele bem entender.

Trazendo isso para as nossas vidas. Deus nos escolheu, em meio de bilhões de células. Eu e você saímos vencedor da nossa primeira luta, que foi a do nascimento.Uma vez escolhidos, começamos a passar pelo processo de formação. Como barro escolhido, somos envolvidos pelo oleiro, que nos amassa, mistura com água (símbolo do Espírito Santo) e começa a nos pisar, somos esmagados no último, com esse processo sai todo o ar, que na nossa vida significa o "eu", a soberba, o nariz empinado, o orgulha. sabe aquela pessoa que ao falar diz: Graças a mim. Louvado seja eu. Essa ainda não passou po esse processo.

Após estarmos pisoteados, esmagados somos colocados de canto. Esse tempo dói tanto quanto o da pisada. É o tempo de Deus na nossa vida. Você quer pra hoje e Deus te diz: Espera. Dá impressão que todos te esqueceram. Nínguem se lemra de você. Engano seu: Deus está trabalhando no silêncio.

Passado esta fase você ressurge das cinzas. O oleiro pega o barro e o mistura com palha para dar mais firmeza. Esta mistura significa: Comunhão com os irmãos.

Agora você está pronto para ir novamente para as mãos do oleiro e ser transformado em um lindo "vaso de barro" e ser cheio dos tesouros de Deus: os dons.

Tinha um colega de juventude, do tipo: Louvado seja eu. Ele batia no peito e dizia: Graças a Deus eu tenho os 9 dons. Aquilo me intrigava, discutiamos várias vezes, o tempo passou as notícias que tenho é que este rapaz se esfriou na fé e com o tempo observou que o seu orgulho lhe foi muito prejudicial.

Paulo quer nos ensinar que Deus nos deu algo excelente: A missão de pregar o evangelho de Jesus a toda a humanidade com muita humildade. Lembrado que é o dom gratuíto de Deus - a graça e a misericórdia dele é que nos capacita para sermos seus embaixadores. Ele se coloca na posição de vaso de barro, pequeno, frágil, porém com uma capacidade incrível de guardar um tesouro indestrutível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário