sábado, 16 de janeiro de 2010

Saiba como não ficar no prejuízo

O capítulo 15 de Lucas é impressionante. Nos ensina lições maravilhosas para o nosso comportamento familiar, espiritual e social.

É o capítulo em que o médico trata das coisas perdidas. Nele apendemos quantas coisas se perdem, a partir de pequenos gestos e situações.

Nos versículos 8 e o 9, Jesus conta a parábola da mulher que perde uma dracma. Ela não tem muito, pelo jeito era uma judia pobre, talvez uma viúva. Ela se vê as voltas de um prejuízo muito grande. Perde uma de dez.

"8 -Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la?

9 E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido."



Alguém poderia de imediato exclamar: Ela tem mais 9 que falta vai fazer uma. A mulher sabia o valor desta pequena dracma.

Imagine que suas 10 dracmas são: Filhos, casamento,família, amor, fé, esperança, gratidão, objetivos materiais, espirituais e sociais , sonhos e relacionamento com Deus.

A primeira lição que ela me ensina é: Valorizar as pequenas coisas. É sem valor mas é meu, possivelmente, dizia ela! Na atual sociedade alguns possuem muito, e quando o prejuízo é pequeno, ele nem se preocupa em resgatar o que foi perdido.

O que pra você é tão pequeno, insignificante, sem valor, que se perder, na sua classificação, não te fará falta?. Será que não? Que tal você rever seus valores, neste aspecto!

A segunda lição que ela me dá: Não abriu mão dos seus valores. Um filho é um filho. Um casamento é um casamento. Uma família é uma família. Sonhos são sonhos. Aprenda com esta mulher; Não abra mãos dos seus valores. cada coisa no seu devido lugar. Ela buscou uma de déz. Uma heroína. Incansável. as coisas estavam desmoronando, mas ela foi em busca do que se havia perdido. Resolva ser o herói da sua casa.

A terceira lição. Ela acende a candeia. Luz nas trevas. eu aprendo: Não associar a luz com as trevas. Ela não aceitou o caos natural. Quando a luz chega as trevas se dissipam. Imagine tudo escuro quando o facho de luz aparece as trevas vão sumindo imediatamente. Quem sabe você precise acender a candeia no meio da sua vida.

A quarta lição é ainda mais empolgante: Ela se livra de toda a imundícia. Que sujeira está escondida debaixo do tapete da sua vida? Sabe aquele pecado cometido, nínguem viu, só você e fulano sabem e você colocou uma pedra em cima dele. Livre-se de toda a imundícia. Limpe teu coração, tua boca. Não volte para o Egito. Não seja um crente social. Na igreja um santarrão, na rua um embrulhão e em casa um leão. Pare com isso, tire essa imundícia da sua vida e siga bem com Cristo dirigindo suas ações. Tem sujeira demais atrapalhando a sua vida. Crente Denorex, parece que é, mas não é. Suas ações falam muito mal de você mesmo. Cuidado! Você engana a todo mundo, inclusive você, mas a Deus não consegue enganar.

Por fim: Empregue todos os meios - Não meça esforços- Seja diligente. Todos estamos sujeitos a prejuízo. Mas não podemos aceitar o caos natural. Precisamos reagir. Ela me ensina a ir até as últimas consequências. Tenha coragem, não se esmoreça agora. Você perde uma batalha, mas não a guerra. Mesmo que em tom vingativo, e isso não é legal, mas quem riu de você vai ter que te aplaudir. Coragem. levante a cabeça e vá atrás daquilo que você perdeu.

Agora a última lição: Faça festa pela conquista: Celebre. convoca amigos e vizinhos, solte rojões de alegrias, gradeça. Seja Grato. Muito Obrigado. Seja Cordial. Mostre sua felicidade. Não esconda sua alegria. Coloque pra fora sua satisfação. Mande mensagens de otimismo aos seus amigos. Envie torpedos falando da tua abenção. Não economize satisfação. Afinal, você saiu no lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário