terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Aceitando seu irmão de volta

Lc 15.11-32
O médico Lucas nos dá lições importantes no capítulo 15 de Lucas dos versículo 11 ao 32, ele com sua forma bela de escrever relata bem o que Jesus ensinou nas três parábolas: a das 100 ovelhas e uma desgarrada, dando sinal claro que ela trata com aqueles que estão se afastando do convívio da igreja; a da dracma perdida dentro de casa, aludindo aos crentes perdidos dentro da igreja e a do filho perdido que fala do crente desviado, longe distante do pai.

Ele relata que o filho menor pede a sua herança saindo para uma terra distante, gastando tudo e submetendo-se ao trabalho “sujo” de cuidar de porcos. Arrependido volta ao pai e pede perdão. O pai misericordioso lhe recepciona – dando um abraço; o perdoa – dando um beijo; lhe oferece uma nova vida – dando roupa nova;lhe dá uma nova posição – pondo um anel em seu dedo; ganha um novo andar – sandália e por fim lhe devolve a alegria – dando –lhe uma festa.

Mas como nem todos conseguem ficar felizes com a alegria dos outros, seu irmão mais velho se faz de diferente, e indiferente ao que está acontecendo coloca suas garras de fora e apresenta os seguintes questionamentos.

Todo indiferente é desinformado: Em Lc 15:26 – “e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.” Tem gente que não procura saber o que está acontecendo com seu irmão. Fica distante, se ele está sofrendo problema dele, ele não tem nada a ver com isso. Está sempre desinformado e não procura se informar. Quando vê seu irmão sendo abençoado questiona. Não aceita o perdão de Deus na vida do seu irmão.

Todo indiferente é indignado: A benção do teu irmão está te incomodando? Você fica indignado quando vê seu irmão sendo abençoado? ”Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele” Lc 15:28

Todo indiferente não é quebrantado: “e não queria entrar” Lc 15:28 – Sabe aquele tipo de pessoa que empaca. Não vai de jeito nenhum. Precisa ser levado no tranco, muitas vezes com a cara emburrada. Quebrante-se deixe Deus trabalhar na sua vida e seja abençoado. Entre na festa do seu irmão e seja abençoado também.

Todo indiferente não sabe o que tem: “Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos” Lc 15:29 – O camarada tinha em seus pastos os maiores bois, fartura total, mas ele é indiferente, não consegue enxergar o que tem. Ele ficou perturbado com um simples cabrito. Não se perturbe por um cabrito você tem um reino.

O bom ainda desta história é vera a ação perene do Pai. Ele lembra ao indiferente: “Sempre estás comigo” Você tem Jesus te guiando diariamente.

Ele ainda afirma: “Tudo que é meu é teu” Aleluias! O céu te pertence.

E o convida “Alegremos e regozijemos”.

Querido seja feliz com Cristo. Viva uma vida plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário