terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Conhecendo o caráter de Jesus

Mateus 14: 14:21

Ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. À tarde aproximaram-se dele os discípulos, dizendo: Este lugar é deserto e a hora é já passada; despede, pois, as multidões, para que, indo às aldeias, comprem alguma coisa para comer.
Mas Jesus lhes disse: Não precisam ir; dai-lhes vós de comer.
Replicaram-lhe: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.
Disse-lhes ele: Trazei-mos cá.
Tendo mandado à multidão que se assentasse sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, deu graças e, partindo os pães, entregou-os aos discípulos, e os discípulos entregaram-nos à multidão.
Todos comeram e se fartaram; e do que sobejou levantaram doze cestos cheios de pedaços.
Ora os que comeram, foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.

Vamos estudar um pouco do caráter humano de Jesus e também analisarmos sua conduta perante os homens.

Nós somos os embaixadores de Cristo na terra, portanto, devemos ter o caráter de Jesus, para isso, precisamos descobrir quais aspectos revelam o seu caráter.

A leitura bíblica acima nos revela alguns aspectos do caráter do filho do homem.
Em seu caráter sempre sobressaiu a “compaixão”(v.14) palavra latina “compassione” pode ser interpretada como uma compreensão do estado emocional de outrem; diferente de empatia. A compaixão combina-se a um desejo de aliviar ou amenizar o sofrimento de outra pessoa o que a leva a demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão é seguida de ação. Jesus mostra isso ao servir a multidão (v.14).


Bela lição nos oferece Jesus. Se espelharmos nele com certeza teremos compaixão dos nossos semelhantes. Somos tão individualistas, o que é nosso é só nosso, temos ciúmes de tudo. Nos apegamos facilmente ao material, que na maioria das vezes sobrepuja o espiritual e nos torna frios e insensíveis às cosias que acontecem a nossa volta.

Pense um pouco, possivelmente você tenha lido os jornais ou visto na TV as notícias do dia. Aconteceram diversas situações que era para estarmos estarrecidos, como aquela de um jovem que está no último ano de medicina, o primeiro da classe, sua mãe uma catadora de reciclagem, que lutou para que o filho se formasse, e quando ela menos imagina um bando de desocupados, “endemoniados” matam o rapaz só para ver o sangue correr. Isto te comoveu de que forma? Pense e responda!

Mesmo nesta hora de tanta pressão, Jesus mantinha sua voz terna. Sua “Ternura” esta demonstrada ao orientar seus discípulos (VV 15,16). Esta qualidade no caráter de Jesus é ainda observada em seu trato paciente com os seus discípulos (VS 17,18).
Fico pensando quantas vezes sou rude de palavras, normalmente com quem eu amo, só depois reconheço minha aspereza e recorro ao perdão. Jesus me ensina a manter a calma em qualquer situação e não exceder no meu discurso.

O “poder” de Jesus é uma marca indelével. Vemos esta manifestação quando ele alimenta a multidão (VV 19-21). Esta preocupação do Mestre nos mostra que precisamos alimentar milhares de famílias famintas da palavra de Deus. Pessoas que clamam por ouvir uma mensagem de paz, de ajuda do alto e de vitória.

Devemos possuir o caráter de Jesus. Como ele foi compassivo, devemos demonstrar compaixão. Precisamos ser ternos em nossas atitudes para com nossos semelhantes e por fim buscarmos o poder de Deus em nossas vidas para podermos expressar o grande amor de Deus pela humanidade e pregarmos todos os dias a palavra de Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário