quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Missões Nacionais forma 2ª turma de líderes para Ministério com Surdo

Novos líderes

A noite de formatura de líderes para o ministério com surdos reuniu, no dia 29, na capela do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ), parentes e amigos dos 33 alunos que participaram durante todo o mês de janeiro do curso oferecido pela Junta de Missões Nacionais, sob a coordenação da missionária Marília Moraes Manhães.

A cerimônia de formatura começou às 19h30, com a entrada dos formandos ao som do hino oficial da campanha de Missões Nacionais Por Ti, Darei Minha Vida. O grupo, formado por ouvintes e surdos, exalava alegria e entrosamento, sinalizando que é possível conviver com as diferenças.

Após um período de adoração, um coral de surdos da Igreja Batista de Campo Grande apresentou duas canções que falavam da importância de levar a Palavra de Deus a toda criatura. Na sequência, os professores foram homenageados, recebendo aplausos dos alunos como forma de gratidão pelo conhecimento compartilhado.

Esse conhecimento fez a diferença na vida de Regiane Coutinho, que, mesmo com 10 anos de envolvimento no trabalho com surdos, confessa ter aprendido muito. "Na verdade, quando estamos muito tempo no ministério, nos acostumamos até com o erro. Vamos errando e achando que estamos fazendo o certo". Ela, que veio do Amapá, sabe bem o quanto esse ministério é precioso já que o alvo principal é cuidar de vidas. "Sabemos que os surdos precisam de uma atenção especial e aqui ficou muito claro onde erramos e onde não podemos errar".

Para o pastor Josué Campanhã, executivo da Sepal e professor de Liderança Cristã no curso para líderes de ministério com surdos, há muito tempo a igreja esteve de olhos voltados para a maioria, deixando de ultrapassar as fronteiras que a impediu de chegar aos excluídos. Ele, que foi o orador oficial da formatura, comentou:" Muitas aqui cresceram na igreja e lembro que há 10 anos atrás quase ninguém tinha o desejo de servir a essas pessoas e pregávamos o evangelho dentro das fronteiras que nós mesmos estabelecíamos. Jesus veio para servir além das fronteiras. Quando olho para esse grupo (formandos), vejo que eles estão fazendo a mesma coisa que Jesus fez: servindo além das fronteiras".

Hoje, 14 estados brasileiros recebem a segunda leva de novos líderes preparados por Missões Nacionais. Nossa expectativa é que esse efeito multiplicador alcance os cerca de 6 milhões de surdos do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário