quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Os setes choros de José - O Choro da alegria da reconciliação (4 ª Parte)


Em Genesis 45:14 "lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço" Após lavar a alma diante de seus irmãos, pois revelou-se diante deles, ele se sente aliviado. Corre ao seu irmão menor e o abraça e chora no seu pescoço. Que cena linda, a da reconciliação.

Se você já passou por isso sabe o que esu estou dizendo. Mas para chegar a este ponto existe um processo muito doloroso. Noites mal dormidas, brigas constantes, olhares desconfiados, gritos desnecessários. No caso de José, ele possívelmente pensava que se chorasse diante de todos, ele se mostraria um fraco, imagine o Faraó vendo seu homem de confiança chorando pelos cantos no palácio, abraçado a vários peregrinos e perguntando de papai e mamãe. Decepicionante a vista humana, mas gratificante para com a alma de José e de seus irmãos.

Existem diversas barreiras que represam o choro da reconciliação. A negação de doar ao outro é uma delas. Pois quando se rompe a confiança fica difícil o seu restabelecimento,mas alguém tem que ceder, não dá pra continuar se matando por dentro, vendo a pessoa amada se distanciar de você pela falata de renúncia.

Precisamos entender esse processo da reconciliação que envolve, principalmente, o perdão. Perdão é essencial no equilíbrio de um relacionamento. Sei que durante um dia, por várias vezes firo o coraçãozinho de minha esposa, com um gesto, uma palavra mal falado, um não na hora errada, ou as vezes até na hora certa, por isso estou sempre vigiando para não deixar brotar a raiz de amargura, e simultaneamente estamos nos perdoando.

Perdoar não é só esquecer. Quando você perdoa você até lembra a pessoa do seu delito, mas em contrapartida você se propõe a dizer-lhe, que pretende passar uma borracha e esquecer tudo, isto significa que o perdão gera esquecimento.

Para restaurar um relacionamento, o perdão precisa entrar em cena. O perdão é o óleo dos relacionamentos: reduz o atrito e faz com que as pessoas se aproximem. O perdão também pode ser visto como a cola que conserva unido o compromisso. Sem perdão o compromisso se esfacelará e o matrimônio será dividido.

José passa por estas fases e no versículo 45 e se lança ao pescoço de seus irmãos e chora de forma que todos ouvem os seus soluços. Que momento glorioso na vida de José, pois naquele instante, Deus está cumprindo em sua vida os seus sonhos, seus irmãos que o tinham por morto, vendido como escravo, agora estão diante da maior autoridade de todo o Egito e serão obrigados a reconhecerem sua posição de líder diante deles, terão sim, que se encurvar diante de José, o menino vendido como escravo.

Linda esta história, cabendo aqui uma pergunta: Você perdoaria seus irmãos, caso eles fizessem isso com você? Por muito menos que alguém de sua casa fez a você, existe perdão para ele? Você jé perdoou por menos? O Espírito Santo, rico em perdoar, está trabalhando dentro de você para liberar o choro do perdão na sua vida. Pode ser que a sua dor pela ferida causada seja doída demais e você não quer nem se lembrar dos seus sofrimento, mas Ele quer fazer nascer no seu coração esta veia do perdão. Perdoe sem medidas, sem reservas, faça isso e sua alma será curada.

Quanto mais se concentra nos problemas , mais eles crescem. Então se concentre nas coisas boas, nos momentos agradáveis que você viveu com a pessoa ou as pessoas que precisam ser perdoadas, aí você irá desfrutar de uma verdadeira paz.

No caso de José ele deveria exigir perdão de seus irmãos, ele não fez nada, era inocente, mas ele sentia tanta dor no seu coração que ele buscou a reconciliação. Existe um ditado que diz "Quem bate esqueçe, mas quem apanha está sempre se lembrando".

Quando uma alma está ferida outras pessoas sofrem consequências desastrosas. Além devocê é claro que já está todo destruído, os que estão a sua volta sofrem diversas ameaças.

No caso dos irmãos de José, no capítulo 42: 28,35 - Ele coloca medo no seus irmãos com relação a Deus. eles dizem: "Que é isto que Deus nos tem feito" (v.28).
Os parceiros são machucados através da forma áspera que a pessoa ferida fala (v. 30). O ferido normalmente é desconfiado, ele grita com seu opositores, reclama o tempo todo, e suas palavras são verdadeiras farpas que ferem no profundo da alma.No versículo 33, ele maltarata seus irmãos, não mede palavras, desconfia da índole de seus irmãos, expõe as suas feridas, quetiona o caráter, e em contrapartida, atinge seu velho pai (v.39) que está tão longe, velho e doente. Neste processo, nem presente, nem boas intenções são aceitáveis, tudo é questionável e estas boas ações se tornam inaceitáveis e até sendo mal interpretadas (43:18)

Meu amigo (a) eu sei que esta ferida dói muito na sua alma, mas ao ler estas palavras inspiradas pelo Espírito Santo se possível faça esta oração.

"Espírito Santo, tu que és meu intercessor, conheçe a minha alma, as dores que sinto e a minha ferida que está totalmente aberta. Tú sabes que eu não consigo perdoar, tenho diversos questionamentos, que estão me tirando a paz, o sono, a alegria de viver. Mas tú ó Senhor, que sonda o meu coração, sabe que lá no fundo da minha alma, eu quero perdoar, mas não consigo, sou impelido a questionar os acontecimentos, mas agora a minha alma começa a chorar diante de ti e eu te clamo ajuda-me a perdoar. Eu quero chorar o choro da reconciliação, eu quero ser curada (a) deste mal que persegue a anos, preciso de sua ajuda e intercessão. Eu faço este pedido com a minha alma chorando num misto de dor e alegria, sentindo que a tua mão misericordiosa trabalhará ao meu favor e em favor do meu desafeto. Esta é a minha oração em nome de Jesus".

No próximo texto vamos falar sobre: O Choro de matar as saudades

Lembre-se se este estudo te trouxe edificação encaminhe aos seus amigos, para a sua lista de e-mail, quem sabe esta mensagem poderá socorrer alguém que está necessitando de uma palavra. deixe Deus te usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário