segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Os setes choros de José - O choro de amor e dor misturado (2ª Parte)

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.

José não conhecia seu irmão Benjamim, ele o vê, sente todas estas emoções. Mas ele está duro para chorar na frente de todos, entra no seu quarto e desaba a chorar. Em seus pensamentos ele fica pertubado, pois lhe tiraram a oportunidade de ter uma vida em comum com sua família. Mascarado ainda, ele trama mais um ardil, incrimina a todos os seus irmãos, colocando seu copo na boca do saco de Benjamim. seus irmãos saem de sua presença, levando sacos de mantimentos, de repente, a guarda palaciana os aborda e os acusa de roubo. Judá tenta se justificar, nada adianta, e o copo de José está lá.

Sofrimento geral, e agora, os irmãos de José estão bem encrencados. Este é o comportamento de quem vive atrás da máscara, mistura choro de amor com dor, não consegue fazer separação entre o bem e o mal. José nos dá esta lição, quando vê seu irmão seu coração enche de esperança. Ele o abraça, o abençoa, não aguenta ficar na sua presença , chora e maquina um jeito de ter seu irmão por perto.
A estrtégia de José foi mal intencionada, ele queria atinjir seus irmãos, mas mal sabia ele que ao atingir seus irmãos estava também atingindo seu velho pai, que depois de perder José colocou Benjamim em seu lugar.

Conhecemos bem este enredo. Pensamos que vamos atingir uma pessoa com nossa maldade, mas os resultados são muito piores, acertamos inocentes e desprotegidos. Este choro é o da morte, você se mata e leva outros consigo.

Um alerta, tire a mácara e chore com amor, mas sem dor, essa mistura é prejudicial. Seu coração dói, chore aos pés de Jesus, derramo o teu pranto na presença dele e mude as suas atitudes. Não use de vingança. Não faça isso.

Um amigo meu tinha uma lista de pessoas que ele orava para Deus tratar com aquelas pessoas. Para ele não importava o que Deus ia fazer com elas, ele queria resultados. Ele me contou isto, fiquei estarrecido e por meses a fio começei a ministrar sobre a sua vida, oramos juntos e por fim ele foi tocado pela palavra de DEus e rasgou sua lista de desafetos, e mudou a sua oração. nasceu no seu coração o perdão, e ele pode voltar a sua vida de felicidade novamente, pois ao lembrar dos fatos diariamente seu sofrimento er agrande, no momento em que ele liberou o perdão pode sentir-se aliviado.

No próximo texto vamos falar sobre: O Choro de liberar a dor

Lembre-se se este estudo te trouxe edificação encaminhe aos seus amigos, para a sua lista de e-mail, quem sabe esta mensagem poderá socorrer alguém que está necessitando de uma palavra. Deixe Deus te usar.

2 comentários:

  1. José árvore frutífera que dá o fruto na estação certa!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo chorando Danilo. Muito boa esta sua observação

    Um abraço em Cristo

    ResponderExcluir