terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Os setes choros de José - O Choro de liberar a dor (3ª Parte)

Nestes últimos dias temos visto a fúria da água. Dos 652 municípios de São Paulo, mais de 100 estão sofrendo, porque as represas estão cheias e suas comportas estão sendo liberadas.

Nós humanos podemos até represar nosso choro, mas chega um momento em que teremos que libera-lo a ciência explica que esses fenômenos neurológicos e endocrinológicos são relacionados ao instinto de defesa do ser humano. Pode-se dizer que há alguns tipos de choro: o resultante de algum tipo de emoção espontânea ou simulada e o intermitente ou persistente, que pode surgir sem motivo e indica uma possível doença como depressão, por exemplo.

No capítulo 45, José tira a máscara, e dispara a chorar na frente de seus irmãos. Diz o texto " José não podia se conter". Lágrimas represadas, angústia na alma, tristeza, depressão, rejeição, discriminação tudo isso é colocado por terra, quando tiramos a máscara. Por diversas vezes, nos contemos, represamos nossas tristezas, e não temos coragem de revelar nosso coração. Mas quando nos encorajamos, tudo muda, aliviamos a carga que nós mesmos colocamos sobre nós. A liberação de ste choro vai despertar muitas outras pessoas.

Agora, após derramar a sua alma e tirar a máscara, José confessa sua alegria em encontar sua família. Ele se revela dizendo que é José, o próprio que eles haviam vendido, mas que eles não ficassem tristes, pois ele já havia esquecido aquilo e agora começa a dizer a seus irmãos que entende que tudo isso aconteceu porque Deus permitiu, e explica que neste momento dificil de fome. Haviam passado dois anos e meio e o tempo de fome seriam sete anos. Imagine gente, dois anos e meio vendo seus irmãos buscarem comida, e ele fazendo de conta que eles não eram ninguem, coração duro e obstinado, só Deus poderia mudar este conceito aos olhos de José.

O reconhecimento de que o sofrimento foi permissão de Deus, é difícil de se aceitar. Temos teólogos que abominam este pensamento de que Deus faça o homem passar por provas. Para estes desavisados o crente tem que ser rico, não pode ficar doente, prejuízo nem pensar, briga em família então tá fora de cogitação. Não tenha dúvidas o siol nasceu para todos. A chuva também. Deus permite sim que sejamos provados para que possamos ser aprovados.

Ao deixar cair a máscara nosso grito ecoa. Não nos importamos com o protocólo, quebramos pardigmas difíceis de serem quebrados. Somos revestidos de uma coragem sobrenatural e temos coragem de expor nossas mazelas . O bacana desse choro é que ele produz vida, lendo atentamente o capítulo 45 de Gênesis, você verá que quando a notícia chega para Faraó, ele gosta e incentiva José a trazer sua família para junto de si. Seu pai o saber que seu filho esta vivo, renova seu semblante e seu espírito reviveu.

Tenha coragem e chore para que essa dor represada na tua alma, dor que está definhando seus ossos e tirando a sua beleza interna e externa seja liberada e a partir daí você seja feliz e faça a felicidade dos outros.

É bom comemorar com você a sua felicidade e vitória.
No próximo texto vamos falar sobre: O Choro da alegria da reconciliação

Lembre-se se este estudo te trouxe edificação encaminhe aos seus amigos, para a sua lista de e-mail, quem sabe esta mensagem poderá socorrer alguém que está necessitando de uma palavra. deixe Deus te usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário