quinta-feira, 11 de março de 2010

A Humilhação de Jesus

Isaias 53

Humilhação é literalmente o ato de ser tornado humilde, ou diminuído de posição ou prestígio. Todavia, o termo tem muito mais em comum com a emoção da vergonha. A humilhação não é geralmente uma experiência agradável, visto que diminui o ego.
A palavra humilde, vem humus, que leva ao sentido de terra fértil pronta para ser adubada. O contrário de humilde é o orgulho que se desvincula totalmente da humildade.

Vemos o Cristo humilde ser humilhado. Suas humilhações começam no Sinédrio, na corte. O que Ele fazia na corte? Qual era o seu crime? Seu ego estava diminuído com certeza, para piorar os soldados cospem em sua face. Lembro-me que quando garoto, para iniciar uma briga com outro colega, alguem estendia o braço e dizia: Quem for homem cospe aqui, e quando cuspíamos ele tirava a mão, e os oponentes se acertavam, e ali, após ter cuspido um no outro começava-se uma discusão. Brincadeira de criança, era humilhante ser cuspido pelo seu oponente. Cristo foi cuspido por você.
Sua humilhação saí da corte para as ruas, com um pesado madeiro nas costas, ele se vê obrigado a desfilar no meio do seu povo, em meio á festa dele, se torna o espetáculo para as nações. Sobe ao calvário e é colocado ao lado de dois ladrões, com crimes, penas de mortes decretadas por terem cometidos diversos delitos. O Cristo nada cometeu e agora é taxado de ladrão, homicida, criminoso e desprezível. Sua cruz, sua vergonha.

Antes de subir à cruz é humilhado tendo suas roupas rasgadas, e a múltidão enlouquecida, como num espetáculo aplaudem “ao bobo da corte”. Os soldados não se contentam e o cortam com chicotes. Nas suas costas sulcos são lavrados, ferida aberta pelos nossos pecados. Quanta humulhação passou nosso Jesus. Muitas pessoas estão crucificando Cristo novamente, expondo um evangelho vergonhoso em que o homem é livre, se a sua consciência não o acusa, tá tudo bem, vamos viver a vida. Com a desculpa esfarrapada de “evangelizar” vão ás passarelas do carnaval e expõe o evangelho de Cristo. Faem tudo isso em nome de uma liberdade fingida. Apenas Marketing, o importante é estar na mídia.

Ele foi humilhado, quando agonizante pediu água, e lhe deram vinagre. Humilhação que terminou com morte e morte de Cruz.

Na atualidade o Cristo é humilhado por mim quando deixo de crer na sua verdade, e crio uma série de arranjos para a minha fé. Elé é humilhado quando lotamos clubes ou salões e enlouquecidos aos berros a multidão grita o nome de um “cantor gospel”, misturando uma espécie de mea-culpa. Ele é humilhado quando idolatramos, homens, pessoas, lugares e até igrejas em detrimento de seus ensinos.

Ele nos chamou para viver um evangelho simples na sua essência, mas poderoso. Temos que viver uma vida de oração consagração e jejum com muito louvor e adoração, e acima de tudo preparados para a sua vinda.

Pense no seu futuro agindo no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário