segunda-feira, 8 de março de 2010

O desprezo de Jesus


Ao estudarmos a sina de Jesus Cristo vemos que ele deixou seu trono de glória para morrer em uma cruz, seu trono sangrento. Deixou toda a glória do reino eterno para nascer neste mundo em uma manjedoura, seu lugar foi junto aos inofensivos animais. De todo o seu luxo, desceu para se esvaziar, junto a pessoas sedentas e famintas de ouvirem sua palavra e conselhos.

Ao deixar sua glória e toda a sua pompa, veio para dar vida ao homem que , aparentemente vivo, estava morto em suas ofensas e pecados. Veio para salvar o pecador. Veio para levar cativo o cativeiro. Veio para dar e oferece vida e vida com abundância, que só experimentam os que crêem nele e renunciam seus desejos e vontades.

Seu nascimento se dá no meio de tantas dificuldades e desconfianças, os reis o esperavam, mas escolhem não recebê-lo. O nascimento deste menino significava o abalo no sistema governamental da época. Seu crescimento acontece no meio de um povo que é seu, mas que também o rejeita. Ele é muito contundente, seus ensinos é contra tudo e todos que estão no poder, mostrando que eles criam leis que eles mesmos não podem cumprir. Com isso começa uma perseguição ainda que velada em alguns pontos, porém visível em outros.

O Cristo é rejeitado. O texto diz “o mais rejeitado entre os homens”. Isso significa escárnio geral, todos o desprezam, ninguém tem interesse por ele. Sua rejeição começou em casa, no meio do seu povo: “Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam”. Rejeitado dentro de casa. Cristo tem lugar na sua casa ou você o despreza?. Ser desprezado dentro de casa é péssimo. Imagine você ser desprezada pelo seu marido, dormir em cama diferente, se tornar um estranho dentro de casa, como isso é mal. Se isso acontece com você ou se você já conversou com alguém que sofre este tipo de desprezo ou rejeição sabe como isso dói.

Os religiosos, este termo normalmente é usado pelos teólogos de plantão para as pessoas que não confessam a fé em Cristo, mas o próprio Cristo define este religioso como aquele que o conhece e não faz a sua vontade, quando infelizmente, os religiosos da sua época, o desprezavam, o rejeitavam, porque Ele tocava diretamente nas suas feridas. Estes mesmos religiosos, o chamaram de fanático, mentiroso, pecador, blasfemo e por fim de “possesso de belzebu”.

Eu fico irado, mas evito pecar peco, quando eu vejo a edição de comentários de “teólogos famosos”, que pensam saber mais que Deus, e alguns até editam nos rodapés de suas Bíblias estudos completos que negam a divindade de Cristo ou qualquer outra doutrina Bíblica desprezando aquilo que o Mestre ensinou. São religiosos em busca de um alento para a sua alma inquieta no quesito novidades.
Nem sempre a multidão que cerca a mesa do Senhor está ao lado do Senhor. Vemos isto nos evangelhos, uns pedem que ele permaneça em suas terras , e os capitalistas o expulsam, dizendo que não querem Jesus em suas terras. Quando é que eu e você rejeitamos a Jesus? O rejeitamos quando desprezamos a sua palavra, trocamos seus belos hinos pelos tocantes raps da vida, pelo efervescente rock e pela balada do samba ou do techno. Quando imitamos o mundo na maneira de andar, agir, falar, tratar nossos negócios e por fim quando rejeitamos amar nosso irmão com suas imperfeições. Tente ver Cristo nele e com certeza seu comportamento será outro.

Este Cristo foi desprezado em todas as esferas. Herodes , o grande, decreta sua morte quando nascente. Pilatos tem a chance de lavar as suas mãos para cometer a maior sujeira da humanidade. Herodes Antipas , o trata como um ator ou um espetáculo onde ele pede e Jesus faz milagres, e ele aplaude. No sinédrio ele é mais uma vez rejeitado. Até dá para entender, pois eles tinham interesses escusos.
Duro foi ser rejeitado pelos seus apóstolos, que na sua maior agonia, sequer estiveram com ele, fugiram. Como muitos tem fugido nos dias atuais, escondendo-se atrás de mascaras das mais diversas. Um dos mascarados foi Judas, e tem quem o defenda, o vendeu por um preço de banana. Desprezível foi esta atitude.

Mas o que esperar de Pedro, que Jesus curou a sogra, andou com Ele, repetindo, eu não te negarei. Que pena Pedro, ficou uma pedra quando lhe perguntaram se ele estava com o Cristo, simplesmente ele o nega, diz não o conheço. Pedros,!Pedros!, milhares estão espalhados nos bancos de nossas catedrais.

O pai não o abandonaria numa hora tão crucial, mas Deus não suportou ver tamanho desprezo, e simplesmente não responde a sua oração. “Se possível passa de mim este cálice”. Ainda bem que Deus o rejeitou neste episódio, pois foi o que me garantiu a vida eterna.

Muitos ainda o desprezam, muitas vezes vivendo uma vida dúbia, cheia de pecados, e o pior não se arrependem, alguns acoplam o pecado á sua maneira de viver e sórdidamente misturam o Santo com o profano.

Pense no seu futuro agindo no presente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário