domingo, 21 de março de 2010

Repensando o ensino teológico

Há alguns anos atrás falar em estudar teologia era uma utopia. Os pais da igreja brasileira diziam que isso era coisa de “gringo”. Nos púlpitos a mensagem da palavra de Deus era ministrada por homens simples, mas com muita unção. A interpretação de II Coríntios 3:6 “o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”, era literal.

Neste final de semana, a igreja AD em Santos, ligada ao ministério do Belenzinho, está recebendo os teólogos para uma reflexão sobre o contexto teológico e curricular de nossos cursos de graduação na área. Eles participam do 1ª Conferência de Educação Teológica, realizado pela Convenção Geral e Casa Publicadora das Assembléias de Deus.

O presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB, o teólogo Douglas Roberto Batista,comemora o fato de que um grande número de obreiros estão procurando os institutos para se aperfeiçoarem no conhecimento teórico da Bíblia Sagrada e seu mistérios.

Deste encontro dos teólogos, eles oferecerão ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) um documento com todas as necessidades e condições para credenciamento dos cursos junto ao órgão. Mais um passo que beneficia a cultura teológica de nosso povo. Estas resoluções são de importância para a estrutura administrativa da escola, e firmará com certeza a educação teológica, com uma grade única e com indicações de autores que primem pelo zelo doutrinário.

A Assembléia de Deus completará 100 anos em 2011. Diversas tentativas, as mais sórdidas em muitos casos, tentam atingir a Doutrina Bíblica, que para nós e intocável, segundo afirmou o presidente da convenção Geral, pastor José Wellington Bezerra da Costa que nestes 52 anos de pastorado, se coloca como um defensor da Bíblia Sagrada e da igreja. Ele contesta ainda que existe uma pressão de fora forçando uma mudança nos destinos da doutrina, e isto é preocupante, sendo necessária a intervenção destes homens de Deus, com garra e coragem de se colocarem como escudeiros do que é santo.

Um dia ouvi um professor de filosofia da USP dizer “tem teólogo que acha que mais que Jesus”. A verdade é que este “telogos” estão em muitos de nossos púlpitos querendo nos incutir suas idéias que não passam de heresia infames e deturpadoras.

Parabéns aos conselheiros da educação, pela iniciativa de reunir a igreja e os pensadores para discutirem no campo das idéias o melhor para a nossa denominação.

O próximo encontro acontecerá em setembro em Teresina no Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário