sábado, 5 de junho de 2010

Pastorado sacerdócio ou profissão

Já está mais do que claro que ser pastor não é ser profissional. O ministério não é profissão e sim vocação. Os profissionais estão aí, vociferando e querendo que o mundo os ouçam.

A Bíblia nos ensina que um pastor tem que amar as suas ovelhas, e não amar a lã e a gordura dessas ovelhas. O salmista Davi, no Salmos 23, dá-nos a receita de como ser pastor segundo o coração de Deus.

Um pastor com ministério não abandona suas ovelhas e não faz acepção. Tenho visto nos profissionais do púlpito a “preferência” por alguns. Notadamente, nos cultos que se transformam em shows, o “pregador-astro” ou o “cantor-estrela” tratam os crentes como fãs, e o pior é que os irmãos querem autógrafos, brigam por uma foto, e alguns cantores por terem contratos milionários com empresas de mídia, não querem dar entrevista, para a revista ou jornalzinho da igreja.

Um pastor no centro da vontade de Deus, não desmarca uma agenda de uma igreja pequena, porque a maior “pagou” mais, e por falar em preço como está ficando caro ouvir as “mensagens enlatada” dos “grandes”. Eles pregam aqui, repetem ali, e a cada região essas mensagens custam mais caras.

Aprendi no banco da escola teológica que primeiro tenho que ministrar para a minha vida e depois ministrar para os outros. Princípio este muito pouco observado pelos “pregadores profissionais” que , literalmente, pregam o que não vivem. A verdade é que tenho ouvido palestrantes fantásticos, mas sem nenhuma experiência com Deus. Observa-se pela sua mensagem, bem mecanizada, que falta oração, jejum e consagração.

Em João 15:16 está escrito “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”

Como você chegou ao ministério? Recebeu uma chamada verdadeira de Deus? Ele te escolheu para exercer este dom maravilhoso, ou foi num momento de desespero, não tinha nada que fazer, pensou: “pequenas igrejas, bons negócios”, eu posso manipular o povão, enfim, esta resposta querido só você pode responder.

Se você é chamado para fazer a obra de Deus com certeza, deve pautar sua vida e suas ações debaixo da orientação de Deus, orientação séria segura, não estas orientações mirabolantes, de que pra fazer a obra de Deus você tem que ter um jatinho de milhões de dólares, de que sua mensagem tem uma tabela, claro você não cobra nada, mas a sua equipe é que custa caro, afinal, são pais de família e vivem disso. Você não! Você vive pela fé!

Um pastor deve gastar e se gastar na busca do conhecimento bíblico e depois passar para a igreja. Nada de reter a palavra de Deus, que aliás foi te dada de graça.

Não se esqueça a função pastoral é sacerdotal e não profissional.

Um comentário:

  1. Olá Pr. Juarez, Graça e paz da parte do Senhor Jesus...
    Estou buscando irmãos e amigos, com quem possa compartilhar as maravilhas da graça do nosso Cristo, através das paginas das Sagradas Escrituras, e das nossas experiências ministeriais.
    Já estou te seguindo, espero contar também com o apoio do amado irmão.

    Deus te abençoe com toda sote de benção, em nome de Jesus...

    ResponderExcluir