sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 AD Campinas

As coisas que vivemos em 2010 não vão ficar apenas em nossa memória. Quantas surpresas, quantas viradas em apenas 12 meses. Em 2010, muita coisa mudou. O campo da Assembléia de Deus em Campinas experimentou transformações espetaculares.

Na área missionária o trabalho começa no Vale do Jequitinhonha, onde pobreza, miséria e necessidade imperam. Mas também alcança a Europa, EUA, África e países muçulmanos que estão na Janela 10 por 40.

Na Jerusalém campineira, jovens e adolescentes vão as ruas e pregam com ousadia sobre a fé que abraçaram. Somando neste ano 904 novos convertidos que se batizaram. O Departamento do Pai – Programa de Adoção e Integração somou milhares de convertidos. A equipe da Capelania, formou novos capelães que já estão atuando em presídios, escolas, empresas e hospitais. A Esteadec – Escola Teológica formou novos alunos.

Teólogos brasileiros se concentraram em Campinas para estudar o pentecostalismo. O professor Antonio Gilberto, Claudionor de Andrade, Esequias Soares, Esdras Bentho e outros liderados pelo diretor da CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus no Brasil – Ronaldo Rodrigues de Souza realizaram o seminário de Reflexão Teológica do Movimento Pentecostal.

No Instituto Paulo Freire de Ação Social crianças são tratadas com carinho e muito cuidado, recebendo educação para serem inseridas no mercado de trabalho e acima de tudo, ficando livres do mundo das drogas. A cidade de Cruzeiro, na serra da Mantiqueira, abre as portas para mais uma unidade. No Núcleo de Desenvolvimento Infantil em Campinas para alguns destes menores chegou o tempo de sair da instituição, pois, completaram 12 anos. Ele torcem para que o instituto amplie seus trabalhos e eles possam ficar mais tempo dentro da instituição.

No departamento infantil as crianças recebem um tratamento especial. Preocupados em ensinar o caminho em que eles devem andar e com a qualidade deste ensinamento, as líderes promoveram a reciclagem dos professores. O encontro infantil deste ano foi um sucesso revelou um novo potencial na igreja.

Nossos adolescentes também estão sob a mira e cuidados especiais. Cada encontro uma nova perspectiva da fé. O casal Beth e Terry Johnson deixaram nossos adolescentes e voltaram par os EUA. O trabalho continua. O Adocamp trouxe resultados positivos.

O ENJADEC 2010 trouxe Josué Brandão para ministração da palavra. Cada Regional se esmerou em oferecer o melhor para Deus. E por fim, todos se uniram e celebraram a fé.

As mulheres se mostraram atuantes como sempre. O Brasil elegeu Dilma Roussef, como a primeira presidente do Brasil. Os encontros de mulheres foram marcantes, um melhor que o outro.

Muitos pregadores e cantores vieram na AD Campinas e marcaram vidas com suas mensagens e louvores. Quem se esquece da participação de Nani Azevedo, Regis Danese, Soraia Moraes, Fat Family, Eyshila, Mara Lima e outros.

Para o presidente da igreja uma nova jornada. Um trabalho que ele faz desde que chegou ao Brasil, tomou uma nova dimensão. Indicado pelos pastores do estado de São Paulo, para defender os interesses da igreja na Câmara Federal, pastor Paulo Freire começou uma corrida pelo voto. Igrejas em todo o interior do estado abrigaram a campanha implantando o projeto Cidadania AD São Paulo. O resultado foi notado nas ruas, milhares de pessoas se aliaram a esta corrida e o resultado foi sua eleição com 167.083 votos. Pastor Paulo Freire já assume com a responsabilidade de ser líder de um grupo de deputados que formarão a “bancada da fé”, que terão como responsabilidade defender em primeiro lugar os interesses da família e da fé cristã.

Para a família da Costa, como ficou conhecida a família do pastor Paulo Freire quando trabalhava no campo missionário, momentos de tristeza! Em meio a tanta alegria, o povo parou para chorar a morte de um jovem líder, pastor Paulo Rogério Santana Portela. Aos 36 anos este engenheiro, recém consagrado ao ministério e com uma carreira promissora deixa viúva a filha mais velha da família, Vanessa Santana e os filhinhos Paulo Rogério e Amanda. Para alegria da família a pequena Sofia, filha do casal Guilherme e Cristiane, nasceu, desfazendo um pouco desta tristeza.

A igreja se despediu de uma solista que dedicou sua vida no canto coral, Irmã Dejanira morreu fazendo o que sempre gostou de fazer: Solar no Conjunto Coral. Muitos outros heróis da fé foram recolhidos à Glória.

O fim do ano chegou e as homenagens ao menino Jesus, ressurgiu em forma de canto, louvor e adoração. Da boca das crianças, saiu o perfeito louvor, acompanhados pelo vigor dos jovens e adolescentes que vibraram com a apresentação virtuosa da orquestra e do coral ao som da banda que com alegria desejou a todos um feliz natal.

O ano de 2011 se aproxima e com ele novas esperanças. A igreja Assembléia de Deus no Brasil vai comemorar 100 anos e novos desafios estão por vir. O pastor Paulo Freire e o ministério na cidade já assumiu compromisso de levar ao batismo mais 500 novos irmãos, que se batizarão no “batismo do centenário” que acontecerá no próximo mês de junho.

No jantar dos dirigentes ocorrido em dezembro, pastor Paulo Freire deixou um suspense no ar. Ele disse que tem um projeto que Deus colocou em seu coração e que no momento certo irá conversar com os líderes para planejar sua execução. O que é ele não disse! É aguardar para ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário