segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Na corda bamba da fé


Para este pensamento quero basear na leitura do evangelista Lucas capítulo 22 e versículo 54 que está assim escrito: “Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe”. Leia todo o capítulo.

O personagem central é o temperamental Pedro, sanguíneo para os estudiosos. Seu comportamento é expresso em cada gesto. Ele não consegue esconder seus sentimentos.

Começou com orgulho: (V.33) Aqui ele declara que “está pronto a ir com o Senhor”. Confiando em si mesmo. Este é um verdadeiro perigo. Acreditar que já pode andar sózinho sem ajuda de nínguém. Pedro estava confiante. Cuidado! Aprenda a depender do Senhor Jesus em tudo na sua vida. Tudo bem que você é bom! Tem diploma evários anéis, nada disso resolve na hora da luta.

Na atualidade muitos estão deixando o convívio da igreja, mudando totalmente os marcos que aprenderam com os velhos pais. Congregam de vez em quando. Qualquer coisa é impecilho para participação no culto. Cultuar deixou de ser prioridade.

Incredulidade: “Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces“ (v.34). Este mal é doença crônica. O segundo passo para a derrota é deixar de crer nos milagres, na fé, na esperança, nos líderes, nas instituições divinas, na doutrina bíblica e por fim, o pior, descrer na própria Bíblia Sagrada.

Falta de Oração: “E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza” (v.45). Responda a você mesmo! Como está a tua vida de oração?.

Ao ler os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó vemos que eles levantavam altares em cada lugar que chegavam. Tinha altares dentro de casa, e quando em viagem, não esqueciam seus princípios. Custe o que custar dobre os seus joelhos diante de Deus. Não dá pra ajoelhar, dobre o seu coração, derrame a sua alma diante do Senhor. Durma quando tiver que dormir, mas, não fuja da oração. Ela vai te sustentar, e se tens tempo, ore mais, pois chegará uma época em que pode não ter este privilégio, aí você usará o seu depósito.

Lutar contra as trevas com braços carnais: “E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita” (V.50) – Não faça justiça por conta própria. Ao ver o problema, muitas vezes, sua intervenção manual será decepcionante. Não use sua intelectualidade, conhecimento e sabedoria humana para resolver embates carnais. Discirna o que é espiritual. Use a arma certa.

Seguir Jesus de longe: “E Pedro seguia-o de longe “ (V. 54) As igrejas estão abarrotadas de pessoas que estão seguindo Jesus de longe; Teólogos com suas teologias próprias afrontando ao próprio Deus, com um evangelho pobre, sem cruz, sem sangue de Cristo. Apresentando o “Evangelho da Conveniência” . Aquele do “eu não preciso ser reconhecido por ninguém”.

Chegue-se a Cristo e Ele se chegará a você. Quanto mais oração, maior intimidade com Deus.

Comunhão com as trevas: E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. (v.55). O que era pecado no passado, ainda hoje é pecado. Não se iluda com estas futilidades e as facilidades destes pregadores modernos. Não sou tão velho assim, mas me irrito, quando vejo pregadores massageando o ego do seu público, garantido a venda do seu novo livro, que tem uma fórmula “mágica” (palavra imprópria) para a resolução de “todos” os problemas de sua vida.

Rock evangélico, balada gospel, cerveja sem álcool, e muitas outras liberalidades que estão se alastrando no meio do povo de Deus. Não se engane, a grande derrota do povo de Israel foi a mistura e a aceitação de costumes alheios. Crente salvo em Cristo Jesus, não se mistura com este mundo. Vivemos no mundo, mas não somos do mundo. Cuidado esta fogueira mundana pode queimar você!

Cada passo dado por Pedro nos revela o perigo de sermos orgulhosos, incrédulos, arredios á oração, acreditando que podemos resolver tudo á nossa maneira, seguindo ao Senhor Jesus de qualquer maneira, tanto faz na igreja ou no mundo, é tudo a mesma coisa no final vem o choro.

Chora amargamente: “E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente” (V.62) este não foi um soro simulado. Este foi o lamento da alma de Pedro. Chorar amargamente é a resposta da alma que pecou contra Deus. Veja a cena de Pedro se lamentando e acredite que a misericórdia de Deus se renova todos os dias e Ele está de braços abertos para te oferecer perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário