sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Parceria com a Fumec para alfabetização de jovens e adultos

Igreja vai abrir espaço para a educação
A AD no campo Campinas poderá iniciar dentro dos próximos meses uma parceria com a FUMEC – Fundação Municipal para Educação Comunitária, visando a alfabetização e profissionalização de jovens e adultos. Isto ficou decidido, ontem, quinta, 15, em uma reunião com a diretora executiva da FUMEC – Fundação Municipal para Educação Comunitária, Monica Stella Mecatti de Souza, que coordena o Programa de Jovens e Adultos. Ela apresentou o projeto para o grupo de supervisores da igreja.

A igreja estará oferecendo os espaços para a criação das salas de aulas, que deverão ter no mínimo 15 alunos com idade acima de 15 anos, e a fundação oferecerá os professores, lanche, carteirinha de identificação pro aluno, uniforme e passe escolar.

O pastor presidente da igreja, Paulo Freire, disse da importância deste projeto explicando que “é uma maneira eficiente de aproximar a comunidade da igreja” e ressaltou que “estas são barreiras que nós estamos quebrando há muito tempo”.

Pastor Paulo Freire comentou sua intenção de iniciar “implantando na sede (Esteadec) e também no Instituto Paulo Freire( Monte Cristo), depois pretendemos levar para as nossas congregações”. Ele lembrou aos supervisores que esta iniciativa faz parte do Projeto Cidadania AD Campinas que visa criar as Comunidades de Bairro.

A educadora Mônica Mecatti enalteceu a iniciativa do pastor Paulo Freire dizendo “estas ações de políticas públicas trazem bons resultados para a comunidade”. Monica, revelou que “muitas mulheres nos procuram, inclusive procurando aprender a ler a Bíblia”. Ela deixou bem claro “ A nossa função é de alfabetizar e a de vocês (igreja) evangelizar”.

Ela disse ainda que o quadro de analfabetos em Campinas está na casa dos 70 mil. “Analfabeto total e não funcional” revela a educadora.

Conheça a FUMEC

Criada em 1987 com a missão de alfabetizar jovens e adultos, através de programa equivalente às cinco primeiras series de educação básica, com o compromisso de estabelecer um programa orientado à constituição de ações educacionais, considerando a singularidade daqueles jovens e adultos, a partir dos 15 anos, que não puderam frequentar a escola, ou dela foram afastados pelos mais variados motivos.

As ações de alfabetização são desenvolvidas em salas de aulas instaladas em escolas municipais, estaduais, associações de bairros, igrejas, enfim, em todos locais em que exista demanda.

A partir de 2004 a Fundação mantem o Centro de Educação Profissional de Campinas “Prefeito Antonio da Costa Santos” – CEPROCAMP. O Centro mantem uma programação de cursos gratuitos, profissionalizantes nas modalidades formação inicial e continuada de trabalhadores e habilidade técnica de nível médio, nas áreas: Gestão, Saúde Ocupacional, Hospitalidade e Hotel, Serviços Domiciliares, Imagem Pessoal/Beleza, Construção civil, Informática e Ambiental. Através de parcerias, realiza programas e projetos importantes de educação comunitária para o trabalho, em diversos bairros.

Conta hoje com 279 educadores espalhado em vários núcleos na cidade. Os contatos são: e-mail: fumec.cpja@campinas.sp.gov.br Fone: (19) 3235.3732

Nenhum comentário:

Postar um comentário