segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Reverendo Monn - Sun Myung Mon morre aos 92 anos - 02.09.2012


Rev. Sun Myung Moon


Sun Myung Moon, o milionário que fundou a Igreja da Unificação e é conhecido como reverendo Moon, morreu na Coreia do Sul aos 92 anos, anunciou a agência sul-coreana Yonhap.
Moon tinha sido hospitalizado no mês passado depois de sofrer complicações em decorrência de uma pneumonia.
A seita havia informado na sexta-feira passada que seu fundador sofria de um problema crítico em seus órgãos vitais.
O reverendo Moon tinha sido transferido na semana passada do hospital St Mary de Seul para um centro médico pertencente à seita, no leste da capital coreana.

HISTÓRICO
A Igreja da Unificação foi fundada por Moon em Seul em 1954, com uma teologia vagamente baseada no cristianismo tradicional. Segundo a crença, Moon teria se encontrado com Jesus aos 16 anos de idade e, inspirado por ele, desenvolvido uma doutrina que prega o fortalecimento da família e do casamento e o trabalho como objetivos fundamentais do homem.

A igreja é lembrada principalmente por seus casamentos coletivos. Em 2002, por exemplo, Moon casou ao mesmo tempo cerca de 3.500 casais no estádio Olímpico de Seul. O matrimônio em massa teve pessoas de 186 países, muitas das quais haviam acabado de se conhecer. O fato é comum na igreja do reverendo, que nesses casos define os casais com base em fotos e informações pessoais.

Paralelamente à fé, Moon comanda um império empresarial e financeiro que possui jornais, universidades, indústrias e empresas de muitos tipos. A seite alega que evangeliza em cerca de 200 países e reivindica 3 milhões de adeptos.

Nos últimos anos, no Brasil, a maior polêmica que envolvia a seita no meio evangélico, era sôbre as notícias que envolviam um relacionamento entre seus líderes e o alto comando da Conamad, órgão maior da AD Ministério de Madureira. Fato negado no "intramuros" da denominação, mas amplamente divulgados na mídia virtual através de vídeos postados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário