sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Saudades de São Paulo!



Uma manhã fria depois de andar uma hora de trem, eu garoto, desço no Brás, acompanhado pelo meu chefe imediato da relojoaria que trabalhava, sou apresentado a São Paulo, oficialmente, já tinha passado por ali, mas não tinha tido a oportunidade de parar em uma banquinha e chupar um pedaço de abacaxi gelado cortado na hora e a laranja que era descascada em uma maquininha.

Nunca vou me esquecer dos lanches que comia nas lanchonetes da Quintino Bocayuva, Galerias da 24 de maio, da 7 de abril, na República. Tive o prazer de almoçar no Robayat, jantar no Terraço Itália.  Alegria em conhecer a família Vitale, que morava na Dr. Arnaldo e tantas outras.

Os viadutos e ruas que passei a pé, Santa Efigênia, Minhocão, Paulista, São João, Dr. Arnaldo, Tabatinguera, Conde de Sarzedas, Barão do Rio Branco, Conselheiro Crispiniano, Rua dos Trilhos,  e não podia faltar a 25 de Março, quantas bugigangas.

Vi o metro atravessar SP.  Fui na inauguração do Metro Brás, Praça da República, Bresser, Belem,  Ana Rosa, Tucuruvi, Corinthians. Vi a extinção da CMTC -  e de seus ônibus que me transportavam de um lado para o outro.

Vi as greves e os tumultos que Lula e seus companheiros faziam na Praça da Sé em frente a catedral,  e já naquela época conheci o pelotão de choque da Polícia Militar, do qual me orgulho de anos depois ter sido um de seus alunos e servido nesta corporação.

Como office-boy, nem sei se existe mais esta honrosa profissão, durante anos andei com uma bolsa com vários Rolex, Seiko, Mondaine, Oriente, Technos e Titizen  com vários anéis de formaturas  e correntinhas de ouro, me deslocava na cidade de trem , ônibus ou andando a pé em SP, nunca fui abordado por um ladrão. Vi cenas de crimes, drogas e muita prostituição, de todas me safei.

Quero refazer estes caminhos por onde passei, rever tantos amigos de que deixei na relojoaria do seu Tarcisio (galeria 7 de Abril), na Fornitura Barão (Barão de Piracicaba),J. Basile, Brasóptica, Oficina do Toshio, Geté  e tantos outros.

Sem esquecer da fé, passei pela Bom Pastor, andei a Conde de Sarzedas inteira, Casa da Bíblia, a minha loja predileta. Juerp e editora Vida e muito mais...

Ficam as saudades deste tempo.
Parabéns SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário