quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sorocaba registra 1º divórcio de casal gay do Brasil


O Cartório de Registro Civil do Éden, na zona leste de Sorocaba, oficializou o primeiro divórcio do Brasil de um casal gay. Aconteceu em março deste ano, mas a divulgação ocorreu apenas na última sexta-feira (7).
RAJF e WRRM ficaram casados por um ano e dois meses. A união teve de ser autorizada pela Justiça, pois na época não havia a regulamentação da união civil homo afetiva, ocorrida apenas em 1º de março deste ano.
Os dois homens são responsáveis por uma das primeiras uniões gays da cidade. Ela foi autorizada em 19 de dezembro de 2011 pelo juiz Carlos Alberto Maluf, da 1ª Vara de Família de Sorocaba, e ocorreu em 18 de janeiro de 2012.
O casal não detalha as razões para a separação, mas deixou transparecer que houve perda de confiança. A separação foi tão rápida quanto a de um casal hétero, já que eles não tinham filhos menores.O juiz Carlos Alberto Maluf disse que a regulamentação da união homo afetiva neste ano e a decisão de comum acordo facilitaram a divisão de bens e a garantia de direitos dos dois integrantes do primeiro casal gay da cidade.A escrevente Andréia Regina da Silva reconheceu que existem vários registros de separações homo afetivas no Brasil, mas todas ocorreram em relacionamentos sem um casamento civil legalizado pela Justiça, segundo elaUm desses casos aconteceu em Minas Gerais. O juiz da 26ª Vara Cível de Belo Horizonte, Genil Rodrigues Filho, reconheceu, em 27 de março de 2012, o fim da união afetiva de um casal residente na capital do EstadoUma das duas mulheres do casal pretendia ter reconhecida a união para requerer parte dos bens adquiridos conjuntamente. Com base nas provas apresentadas, a união afetiva de sete anos foi reconhecida e desfeita.
Mas, se começa a haver separações, a busca pelo casamento gay explode em Sorocaba. Desde o dia 1º de março, quando a união homo afetiva foi regulamentada, já ocorreram 22 casamentos ou um a cada quatro dias.
O número de registros tão elevado já coloca Sorocaba em segundo lugar no interior do Estado de São Paulo. Perde apenas para São José do Rio Preto, que teve o dobro, com Campinas em terceiro lugar bem perto.
O ranking é da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo e é medido na relação de casamentos por número de habitantes. Rio Preto lidera com média de um casamento para cada 11.034 habitantes.
Sorocaba vem na segunda colocação com um casamento para cada 27.272 habitantes e é seguida de perto por Campinas, onde existe um casamento gay para cada 27.934 habitantes proporcionalmente falando.
As uniões em Sorocaba envolvem pessoas de todas as idades. Com casamento marcado para 14 deste mês, BASA e RCSM são duas garotas de 18 anos. Em 4 de maio, Celina Dias, de 57 anos, se uniu a Vera Alvarez, de 63.

Nenhum comentário:

Postar um comentário