terça-feira, 9 de julho de 2013

A igreja dos meus sonhos (Parte I)

Uma igreja Perseverante  (Atos 2:42)

Nestes últimos tempos temos igrejas para todos os públicos. Estamos vivendo dias em que se prega o “evangelho da conveniência”. O tradicional, o conservador e o renovado tem seu espaço garantido nas igrejas ou comunidades.

Temos visto igrejas em que seus cultos são verdadeiros shows, algumas extrapolando tanto que as notícias que chegam dão mostra de uma verdadeira mistura do “santo com o profano” (Lv 10:10), é o caso de cultos,que nesta Copa das Confederações, principalmente no domingo da final entre Brasil e Espanha, teve seu horário adiado para que os torcedores brasileiros – nação evangélica – pudessem dar seu grito de gol. De glória nada!

O caso mais contestado foi o de uma comunidade que transmitiu o jogo nos seus telões em pleno horário de reunião. Alguns  com a desculpa de que o apóstolo Paulo faria isto para ganhar os fracos (I Co 9:22) O teólogo brasileiro Paulo Romeiro escreve em seu livro Evangélicos em Crise: É verdade que muitas vezes alguém pode ter uma doutrina bíblica correta mas ter um estilo de vida incorreto. Em outras palavras, é possível na doutrina estar com Deus e na prática, com Satanás (1995, p. 18).

A comunidade de Atos é diferente. Uma igreja que persevera na doutrina, na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Eu quero uma igreja perseverante que “goteje a doutrina” (Dt 32:2) com pastores que falem “o que convém á sã doutrina” (Tito 2:1) e não vivam “segundo os preceitos e doutrinas de homens” (Cl 2:22 b)

Eu quero uma igreja perseverante na comunhão, participação e convívio (koynonia). Para o apóstolo Paulo esta comunhão vai além da fraternidade entre irmãos. Para ele, koynonia, se refere estritamente ao relacionamento da fé para com Cristo: “a comunhão de seu filho (1 Co 1:9), “a comunhão do Espírito Santo” (2 Co 13:13), “a comunhão da fé” (Fm 6) e “a comunhão do evangelho” (Fp 1:5).

Eu quero uma igreja perseverante no “partir do pão”. No Salmos 112 temos uma lição preciosa para o justo que reparte o seu pão, nos revelando que quem dá é abençoado, se deleita no  Senhor, tem prosperidade na sua casa, seu coração é firme, é liberal, dá aos necessitados e a sua justiça permanece para sempre. Paulo cita isto em II Co 9:9-14.

Eu quero uma igreja perseverante na oração. Poderia citar vários exemplos de vitórias da igreja através da oração. Esta é uma arma que não podemos jamais deixar de lado. Precisamos “vigiar em oração”. Uma igreja que não ora está caminhando a passos largos para o fracasso espiritual e conformismo com o mundo.

Uma igreja com estas características não precisa imitar o mundo, os tempos são modernos, as estratégias precisam ser modernas também, mas daí a se conformar com este mundo (Rm 12:2) está totalmente fora da vontade de Deus.

Sonhar é preciso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário