domingo, 7 de julho de 2013

Lobos ou pastores?

nestes tempos modernos o ofício pastoral está deixando de ser chamada vocacional para escolha profissional

...“Cuidem bem do Rebanho” (IPe 2b)

Pedro, o apóstolo escolhido (1:1) dá conselhos aos eleitos (1:2) aos forasteiros da Dispersão (1:1) – judeus espalhados pelo mundo fora da Palestina. Autêntico, ele nos orienta a sermos “santos” (1:15,16)...deixando, ...desejai, ...se é que já provastes  (2:1-3) influenciando os judeus e prosélitos a observarem o exemplo de Cristo (2:16-21).

Quanto aos obreiros, ele se equipara a eles com expressão “presbítero”,  não usa de suas prerrogativas de quem conheceu e andou com Cristo aprendendo diretamente dele e ainda como participante de seu sofrimento (5:1b). Com humildade ele exorta a estes obreiros que apascente o rebanho, e não “apauscentem”. O rebanho de Deus exige cuidado. Nada de força, violência, mas, muita graça de Deus para conduzir estas almas ao encontro do Senhor. Não como dominadores. A palavra “dominador” vem do termo iídiche “macher” trazendo uma implicação sobre tirar vantagem da posição e autoridade. Como exemplo, citamos Diótrefes (3 Jo 9,10). Um verdadeiro dominador.

Infelizmente nestes tempos modernos o ofício pastoral está deixando de ser chamada vocacional para escolha profissional.

Muitos gatunos estão pintando e bordando na Casa do Senhor. Nem conhecem a exegese bíblica e se denominam conferencistas, se consagram “pastores”, evangelistas e outros, são tão descarados que fazem seus cartões, sites e outras mídias sociais como obreiros autênticos, porém, quando os ouvimos, seus conselhos para nada prestam. São lobos devoradores (Mt 7:15).

Pastores buscam o bem das ovelhas. Lobos buscam os bens das suas ovelhas. Os pastores não fazem suas ovelhas chorarem, eles choram por elas. São amigos e não querem admiradores. Um pastor não faz de seu púlpito um palco, e por fim, lobos ensinam com discursos vazios, pastores ensinam com seu exemplo de vida (2:21)




Nenhum comentário:

Postar um comentário